Cheonggyecheon significa arroio de águas limpas, e tem um especial significado para o povo de Seul.O rio atravessa o centro da cidade, um dos motivos pelos quais este local foi escolhido como capital da Coréia há mais de 600 anos atrás.De acordo com o Pungsu (Fengshui coreano) o posicionamento do rio entre as quatro montanhas tornou o lugar perfeito para Hunyang, a capital original.
Na década de 1940, Cheonggyecheon começou a se encher de esgoto e lixo, e suas margens foram invadidas por favelas depois da Guerra da Coréia, muitos dos moradores eram refugiados do norte.Durante os anos 60, a Coréia do Sul sofreu um desenvolvimento rápido , pela pressão por construir mais estradas levou a decisão de cobrir com cimento o poluído Cheonggyecheon.Em 1968, uma estrada elevada de duplo-decke, nomeada Cheonggye Expressway, foi construída em cima dele a fim de melhorar o transito.
No ano de 2002, a cidade de Seul iniciou outro projeto de construção: a demolição da Cheonggye Expressway e a restauração do arroio abaixo.A ideia do projeto surgiu de uma conversa casual entre dois professores enquanto passavam pelo Cheonggyecheon de carro , relembrando dos tempos em que o arroio ainda estava vivo ambos decidiram tentar restaurar o Cheonggyecheon.Noh Soo Hong, um dos professores, entrou em contato com Dr.Hwang do Instituto de Desenvolvimento de Seoul e explicou sobre a ideia de remover o viaduto e a estrada de concreto, em resposta Dr.Hwang disse que não vê problemas neste projeto e assim começaram a realizar sérias pesquisas sobre o impacto do tráfego, após a demolição da estrada.
O projeto restauração Cheonggyecheon passou para a realidade através de um apoio político meio incerto.Lee Myun Bak, que foi eleito Presidente da Coréia do Sul em 2007, fez do projeto a principal questão de sua campanha política para a eleição à prefeitura de Seoul.Anteriormente, Lee foi CEO da Hyundai e foi sua empresa que construiu a Cheonggye Expressway.Mais de 80% das pessoas aprovaram o projeto, mesmo sem saber dos detalhes, e foi assim que Lee Myun Bak foi eleito prefeito.
Para reduzir os problemas de tráfego com a construção, o tempo de operação do metrô foi estendida para meia-noite até uma hora da madrugada;os serviços públicos foram redirecionados para longe do canteiro de obras;comareçam a introduzir a pista central para ônibus;o preço dos estacionamentos operados pelo governo subiram; firmas foram encorajadas a começar seus expedientes fora do horário de pico. Surpreendentemente o tráfico diminuiu após o projeto finalizado, provando que a Cheonggye Expressway mais causava transito na capital do que aliviava.
O arroio foi aberto ao público em setembro de 2005 e muitas mudanças positivas foram notadas: as pessoas começaram a se reunir mais no centro da capital;o ecossistema começou a ser restaurado; com o céu aberto o ar ficou mais fresco; a temperatura no centro da cidade foi reduzida.Atualmente existem muitas atividades sociais e culturais ao longo do arroio.
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